O Método Rorschach na prática clínica

Sobre Formação

Programa

Inscrições

O Rorschach é um teste de personalidade amplamente utilizado na comunidade científica e clínica (seja no âmbito de processos de avaliação clínica, de orientação vocacional, recrutamento e seleção, etc.), versando a sua aplicação tanto a crianças, como adolescentes e adultos. É um dos instrumentos de avaliação psicológica com mais relevância na prática clínica.

Objetivos Gerais|
Pretende-se, assim, com o presente curso, promover uma formação clínica que potencie o pensar e compreender dos fundamentos conceptuais e metodológicos do método Rorschach, segundo a Escola Francesa, e a a sua aplicação prática na clínica da criança, do adolescente e do adulto.


Objetivos Específicos|
Pretende-se, com a formação clínica no âmbito do Rorschach: explorar os princípios teórico-práticos da técnica Rorschach; compreender os fundamentos concetuais e metodológicos da técnica Rorschach na prática da avaliação psicológica da criança, jovem e adulto e, por fim, explorar e sistematizar as interpretações clínicas que decorrem da articulação entre a análise dos elementos de cotação e seu respetivo valor interpretativo, configurando leituras clínicas de síntese.

Modalidade/Local da Formação

Formação B-learning:


Contexto presencial: a formação decorrerá na ACP Clínica de Psicologia, situada na Rua Machado de Castro, nº7, R/C, 3000-254 Coimbra.

Contexto online: a formação decorrerá em formato de aula virtual síncrona através do ZOOM (bastando que possa instalar no computador e registar-se gratuitamente). Posteriormente, serão enviadas as credenciais de acesso à aula virtual.

Destinatários|
Estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia (2º ciclo de estudos), área de especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas; Psicólogos clínicos, área de especialidade em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas; Psicólogos Clínicos, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde, área de formação em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas. 

Habilitação mínima: Licenciatura em Psicologia.

Critérios de Seleção dos Formandos|
Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. 
Todavia, será, somente, validada essa mesma inscrição caso reúnam os requisitos essenciais que lhes possibilitem integrar a formação, especificamente a comprovação dos elementos curriculares [serem estudantes de Mestrado Integrado em Psicologia (2º ciclo de estudos), área de especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas; psicólogos clínicos, área de especialização em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas; Psicólogos Clínicos, especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde, área de formação em Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas]. Em síntese, a candidatura só será considerada efetiva após o preenchimento da ficha de candidatura online, com o respetivo pagamento (e após email enviado pela nossa Entidade a comprovar a efetivação da viabilidade da candidatura apresentada)

Candidaturas|
Para proceder à sua candidatura, pedíamos-lhes que pudesse preencher o Formulário de Candidatura disponível online na nossa plataforma (www.anacarolinapereira.pt) até 8 de maio de 2021. Até ao dia 09 de maio faremos chegar um email de resposta a todas as candidaturas. Se, porventura, surgir qualquer questão, estaremos completamente disponíveis para podermos corresponder, bastando que nos possa contactar através do email: academia@anacarolinapereira.pt

Nota: A sua candidatura só será considerada efetiva após o preenchimento da ficha de candidatura online, com o respetivo pagamento (pedimos-lhe que possa anexar comprovativo de pagamento no formulário da candidatura, e confirmação da sua receção por ACP – Clínica de Psicologia.

Critérios de seleção/seriação|
Análise dos elementos curriculares.  
A ordenação dos candidatos é realizada pela ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após o pagamento do valor da formação).

Informação das candidaturas|
Email: academia@anacarolinapereira.pt
Telefone: 927 667 119

Nº de Vagas|
Limitadas a 10 participantes para que, dessa forma, possamos assegurar a minúcia que almejamos no modo como poderemos corresponder, em grupo e individualmente, às interpelações que nos vão sendo feitas ao longo da formação. A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de inscrições.

Data Limite de inscrição|
8 de maio  de 2021

Calendarização|
- 11.05.2021| 1hora (online)

terça-feira, das 19h00 às 20h00
apresentação do grupo e partilha de expectativas sobre o curso e delineamento do formato do curso no espaço do grupo

- 14.05.2021| 3 horas (online)
sexta-feira, 18h30-21h30 

- 15.05.2021| 3 horas (online)
sábado, 14h30-17h30

- 21.05.2021| 4 horas (online)
sexta-feira, 18h30-22h30

- 22.05.2021| 6 horas (online)
sábado, das 10h00-13h00 e das 14h40-17h30

- 04.06.2021| 4 horas (online)
sexta-feira, 18h30-22h30 

- 05.06.2021| 6 horas (presencial)
sábado, 10h00-13h00 e 14h30-17h30

Valor|
€190 (cento e noventa euros)

Condições especiais|
5% de desconto para três ou mais estudantes/profissionais da mesma Instituição.

Condições de pagamento|
O pagamento deverá ser efetuado até 08 de maio de 2021. 
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária e o seu comprovativo enviado para academia@anacarolinapereira.pt.  

Dados para transferência|
IBAN: PT50 0018 000349364243020 90.


Nota| Advertência sobre o Cancelamento: ACP – Clínica de Psicologia reserva-se o direito de cancelar qualquer formação que não reúna o número mínimo de candidaturas para a sua adequada realização. Em caso de cancelamento, os formandos serão informados, por e-mail, e todas as quantias pagas serão integralmente devolvidas. Sempre que haja lugar a devoluções, estas serão feitas exclusivamente por transferência bancária, para um nib posteriormente solicitado, juntamente com outros dados necessários. No caso de pretender desistir da formação a que se candidatou, deverá informar obrigatoriamente ACP – Clínica de Psicologia por e-mail, já que a sua vaga poderá interessar a outros potenciais formandos. Nesse caso, só haverá lugar à devolução dos valores pagos quando a desistência for comunicada por escrito para o endereço de e-mail academia@anacarolinapereira.pt até 10 dias antes da data agendada para o início da formação. 

Exceção: em caso de confirmação das formações (dadas como "formação confirmada", o formando que pretender desistir após a formação confirmada, não terá lugar  lugar à devolução dos valores pagos. Mais se informa que as datas de formação poderão ser suscetíveis a alterações em função de contingências e imprevistos que possam ocorrer.

Diploma de participação|
Os formandos terão acesso ao certificado O método Rorschach na prática clínica desde que frequentem a totalidade dos módulos.

Formadora|
Ana Carolina Pereira
Psicóloga Clínica, Especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde
Membro efetivo da OPP
PdD em Psicologia, área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde pela FPCEUC 









Programa/Módulos|

Módulo 1|

Explorar e caracterizar os princípios teórico-práticos da técnica Rorschach; Sistematização da Técnica Rorschach: técnicas de aplicação, considerandos sobre a instrução e o material.

Módulo 2|
Explorar e sistematizar os conhecimentos conceptuais e metodológicos da técnica Rorschach na prática da avaliação psicológica da criança, jovem e adulto, nomeadamente mediante o estudo das respostas, sua decomposição e análise e decomposição dos fatores e seu agrupamento.

Módulo 3|
Explorar e sistematizar as interpretações clínicas que decorrem da articulação entre a análise dos elementos de cotação e seu respetivo valor interpretativo a partir da cotação das respostas e agrupamento de dados no psicograma e consequente interpretação.

Módulo 4|
Assente em casos clínicos práticos, pretende-se explorar os protocolos mediante cotação, agrupamento de dados, análise e respetivo eixo interpretativo, obtido através da técnica Rorschach, que sustentará leituras clínicas de síntese no âmbito da prática da avaliação psicológica.

Conteúdos Programáticos|

Módulo 1|
I. Rorschach: Porquê?
II. Fundamentos teóricos e práticos do método
III. O Material Rorschach
IV. A técnica Rorschach

Módulo 2|
V. Análise dos fatores
VI. Modos de Apreensão
VII. Determinantes formais
VIII. Determinantes cinestésicos e determinantes sensoriais
IX. Os conteúdos
X. O protocolo: cotação das respostas e agrupamento dos dados no psicograma

Módulo 3|
XI. A análise/interpretação: articulação e síntese de dados quantitativos e qualitativos

Módulo 4|
XII. Casos clínicos: das respostas e dos elementos de cotação ao seu valor interpretativo e clínico e integração dos dados que sustentem uma leitura clínica do modo de funcionamento psíquico

Metodologia de Avaliação das Aprendizagens|
A avaliação das aprendizagens far-se-á pela ponderação da classificação obtida mediante a realização de práticas reflexivas e de um teste final. Ou seja, a nota atribuída a cada aluno será feita pela média ponderada das notas obtidas pelas práticas reflexivas (correspondendo a um total de 30% da nota global) e da nota global do teste (correspondendo a um total de 70% da nota global). 

Nota [assiduidade]: é exigido que os formandos assistam a 100% da formação. Caso assim não fosse, estar-se-ia a comprometer o rigor que se pretende na formação e na aprendizagem dos conteúdos lecionados. 

(*) Campos de preenchimento obrigatório
1. Dados Pessoais
2. Dados para emissão de recibo
3. Formação Académica
4. Experiência Profissional (se aplicável)
Estudantes (se aplicável)
5. Candidatura

Informa-se que as candidaturas a nós remetidas serão sujeitas a processo de seleção.

Gostaríamos que nos ajudasse a promover uma comunicação próxima e transparente consigo de modo a que esta formação possa ser tão relevante para si como a nossa intenção e desejo. Assim, e uma vez que a sua opinião é, para nós, essencial, nomeadamente por nos permitir, continuamente, maximizar as iniciativas desenvolvidas pela nossa Academia, pedíamos-lhe que respondesse, de forma sucinta, a três questões:

6. Onde nos conheceu *
(*) Campos de preenchimento obrigatório
Submeter Candidatura
A seu pedido de consulta foi enviado com sucesso!
Muito obrigado! Receberá um contacto breve da nossa parte!
Início
Qual a especialidade pretendida?
Por favor seleccione a especialidade.
Por favor confirme que aceita
a Política de Privacidade.
Para que o/a possamos contactar, selecione uma opção.
Por favor escreva o seu telefone.
O nº de telefone tem de ter 9 dígitos.
Por favor escreva o seu e-mail.
Agradecemos o seu contacto! Pode-nos dizer o seu nome?
Por favor escreva o seu nome.
A sua mensagem foi enviada com sucesso!
Muito obrigado! Receberá um contacto breve da nossa parte!
Início
Qual o assunto pelo qual nos contacta?
Por favor seleccione o assunto.
Por favor escreva a mensagem.
Por favor confirme que aceita
a Política de Privacidade.
Para que o/a possamos contactar, selecione uma opção.
Por favor escreva o seu telefone.
O nº de telefone tem de ter 9 dígitos.
Por favor escreva o seu e-mail.
Agradecemos o seu contacto! Pode-nos dizer o seu nome?
Por favor escreva o seu nome.